Este ano fui novamente nas épocas festivas a Óbidos umas das minhas terras de eleição dos tempos em que estudei nas Caldas da Rainha. Desta vez aproveitei para levar a minha afilhada,
a Ana Sofia e fomos ver à Vila Natal.
Devo dizer que tanto para mim como para a Ana ficou muito aquém do que se espera da Vila do Pai Natal.
Sei que quem organiza têm de ter lucros com o evento , mas penso que se conseguiria fazer muito melhor. Ao contrario do que se sente nas feiras medievais, em que também há uma parte comercial, conseguem recriar um ambiente como um todo, e sentimo nos que entrámos num "mundo medieval".
Se é uma vila porque não se sente que habitam ali seres mágicos? Seres que têm um quotidiano, que têm casa que comem, que tem gostos muito próprios, manias, que lavam roupa e estendem, que cozinham...que têm uma tarefa a cumprir na sua comunidade?
Numa época que é de tanto consumismo, a Vila Natal o que vêm reforçar é esse mesmo consumismo num mundo que se quer mágico.
Não se contam estórias, não se cria iniciativas de partilha a quem não têm, não há uma mensagem de respeito pelo mundo ou pelos outros..
Não sou por norma uma pessoa muito critica, mas é de facto triste sentir que uma experiência
de uma criança na terra do Pai Natal podia ser uma experiência marcante para lembrar
parao resto da vida, e desperdiça-se desta forma investindo em ambientes bonitos mas ocos
de significado.
Qualquer das formas deixo aqui os meus Parabéns porque apesar de este ano não terem tido patrocinador mesmo assim conseguiram fazer melhorias.
Aqui fica umas fotografias e que vendo isoladamente, como nas publicidades, parece completamente fantástico!