10.23.2007

O dia da explosão de Cor


Era uma vez .. a mais nova pintora da Equipa 'Dar Cor à Vida', a Matida, que estava sempre a querer pintar dentro do nosso hospital ilustrado até que nós pensámos pôr uma singela placa para as crianças ao fim da tarde, que vinham com os pais, terem oportunidade de pintarem um bocadinho já que havia sempre muitos pedidos...


tudo começou assim... com uma singela placa em frente ao stand para as crianças pintarem ...

até que o espaço para a nossa mais nova pintora já não chegava.. e porque não uma letrinha??
Um saco de pano de "o Bichinho de Conto" deu uma bela bata e ai vamos nós!


Depois foi só dar pincéis, dar tintas, lavar pincéis trocar copos com tintas , improvisar copos para tintas e lavar, lavar pincéis.. e tínhamos Beja a pintar na Praça da Republica!



e foi uma alegria...

para miúdos e graúdos!

e chupetinhas.






e não ouve uma letrinha que sobrasse!
E no fim também me armei-me em Pollock e Paula e Pedro pintamos o "P", mas o registo desses momentos estão em terras espanholas!

Oh António!


Andar com a cabeça nas nuvens e ser uma mulher tão concentrada em fisionomia que não se consegue abrir o próprio stand, não é fácil!.. principalmente para o António!! lol

Mas de quem é isto? Ai, ai! Até que parece que estou a ver o Sr Zé da Pensão Rosa do Campo a tentar fazer o seu ar de mau :)

Muito obrigado pela paciência! tenho saudades tuas!

Trabalho maravilhoso!


Num dia à tarde pedi ao Carlos um contador de Histórias e Dr. Palhaço da Operação Nariz Vermelho para ir assistir a uma hora de conto no Centro de Paralisia Cerebral. A experiência é difícil de descrever. Em menos de 5 minutos já sabia os seus nomes, podendo assim fazer um trabalho muito mais próximo com elas. Lindo!
Na segunda sala já era uma sala de artistas. Ali temos a prova viva que muitas vezes a verdadeira arte não se encontra nas galerias. Fiquei impressionadissima com a qualidade daqueles trabalhos.
Sei que fazem em Outubro ou Novembro uma exposição onde vendem os trabalhos para angariação de fundos para o Centro. Estejam atentos em http://www.cpcbeja.org e se poderem vão ver, porque vão trazer quadros muito bons para casa! As paredes da minha sala esperam ansiosamente!


Fica aqui o registo da última sala que o Carlos visitou, onde era mais difícil de intervir mas que se vê como ele conseguiu despertar a sua atenção. Tenho pena que a fotografia não consiga mostrar como aquele momento foi mágico para aquela senhora, que tinha um olhar tão lindo e inesquecível, como para nós.

O hospital é um livro ilustrado

Porque é necessário desmistificar a imagem fria que se tem dos hospitais o Projecto de "Dar Cor à Vida" esteve em Beja e transformou um stand num quarto de Hospital.

Para além de se pintar as paredes contavam-se Histórias de Aconchego, um projecto da Marta e da Rita que aconchegam os meninos que estão internados no Hospital D. Estefânia com muitas histórias. Dêem uma espreitadela: www.historiasdeaconchego.blogspot.com

10.14.2007

A Casa

A Casa depois de prontinha e com muita vida!
A Entrada ...

A Sala, um espaço para livros de arte, para a musica... para partilhas e muitos contos .


O jardim da casa, um espaço onde se podia ler livros em redes , esticar na relva e sentir o cheiro a terra molhada ...

A Cozinha onde se podia comer palavras com vários sabores, e deixar novas receitas...


...mas há receitas ás vezes muito estranhas!


Lado a lado com a cozinha existia a exposição da Teresa Lima com ilustrações para o livro "Ovos Cozidos " que ganhou o 1º prémio de ilustração.


O corredor onde habitavam memorias de algumas ilustrações já publicadas.


A exposição de Bernardo Carvalho que foi destinguido com uma menção honrosa pelo excelente livro "P de Pai", de Isabel Martins da editora Planeta Tangerina.

Uma pequena espreitadela na exposição individual da Madalena Matoso, responsável pela imagem das Palavras Andarilhas 2007, e que também foi destinguida este ano com uma menção horonsa com o livro "Uma mesa é uma mesa, será" de Isabel Martins também editado pela Planeta Tangerina.


..e por fim fica aqui a partilha de um momento que achei mágico.
Houve uma frase que ficou por escrever, na parede, perto de duas ilustrações da Marina Palácio, logo á entrada da casa, que tinha como objectivo que as pessoas sentissem aquela casa como delas.
Só dias mais tarde é que foi escrita e convidava as pessoas a descalçarem-se como em casa.. e aqui fica o poder das palavras registado, pois a partir desse dia o corredor enchia-se de sapatinhos!

10.07.2007

IX Palavras Andarilhas


As Palavras Andarilhas é um Encontro/Festival de Contadores de histórias ou melhor, um Encontro de Aprendizes do Contar, promovido pela Biblioteca Municipal de Beja que começou dia 17 e decorreu até ao dia 22 de Setembro.

Fui convidada pela Biblioteca de Beja para juntamente com o O Bichinho de Conto ilustrarmos "A Casa"- um edificio da Câmara que não estava a ser utilizado na Praça da República e onde num fim de semana tinha de se transformar numa casa agradável onde iriam se ouvir , cozinhar, descansar, saborear palavras frescas com sabor a maça.
Onde claro está nossa espera muito trabalho mas que foi um grande prazer, como se pode ser por estas fotos!


O cansaço reinava mas a boa disposição também!
Um fim de dia para alguns, principio de dia para outros. Aqui fica o registo do esforço de deixarmos uma mensagem de bom dia para os que iam chegar para continuar o trabalho.





10.02.2007

As Fadas no Príncipe Real


Aqui fica mais uma produção realizada este verão para duas fadinhas donas de um coelho branco, (o qual não me lembro o nome, peço desculpa) e do Baltazar , que nasceu na época natalícia e de cor preta..portanto uma das nossas fadas resolveu com alguma facilidade que ele seria um rei mago!