5.30.2009

Uma cegonha para cada telhado

Esta é mesmo a zona das cegonhas.

5.29.2009

Escultura de batata

Delírios à hora de jantar!

5.28.2009

O local de trabalho preferido


A varanda da casa da Sandrine onde estou alojada é o meu lugar preferido para trabalhar. Apanho um sólinho mas sem estorricar e ainda tenho a possibilidade de ver uma cegonha a fazer um voo bem perto de mim que é lindo!

5.27.2009



Por aqui tudo o que vejo serve de alimento para a imaginação. Muito giro todas as publicidades das casas comerciais em ferro. Hoje conheci o artesão de Ribeauville que faz estas maravilhas.

5.25.2009

Dar Cor à Vida na radio de Alsace


A Associação Dar Cor à Vida mereceu destaque na divulgação da programação do Louftibus.

5.24.2009

Domingo Turistico

Deixo-vos aqui algumas imagens do meu domingo turístico:


A paisagem. Aldeias ou Vilas no meio de muito verde. Videiras de perder de vista.
Um passeio a pé na aldeia de Zellenberg. Todas as publicidades são feitas em ferro.

Um hotel dentro dessa aldeia, a janela toda pintada, lindissimo.

Esta casa faz-me lembrar um filme francês, sobre umas adolescentes que foram acusadas de bruxas. Não me lembro do nome do filme. Apetecia-me vê-lo só para perceber porque me faz tanto lembrar. Deve fazer algum sentido porque dizem que por aqui havia muitas bruxas e até se faz comércio à volta disso!


Depois seguiu-se Riquewihr uma terra muito turística com muitas lojinhas:especialidades da região, bruxas fadas e duendes, velharias, e muitos souvenires que passa por panelas de barro com cores e com uma decoração muito parecida com a nossa, loiça pintada com o mesmo tipo de vidrado da loiça das Caldas da Rainha.

Claro está, muita coisa parva com a estampagem de ilustrações da zona Alsace no momento em que esta região voltou a ser do dominio françês no fim da segunda Guerra Mundial.




Assisti ao principio dos ensaios de uma banda francesa da qual a Sandrine faz parte e depois fui à descoberta de Colmar, uma cidade. Mostro-vos apenas a parte historica. Acho que aqui podia ter sido gravado o 'Corcunde de Notre Dame' Esta região é também a habitação de muitas cegonhas, de tal forma que é um simbolo que está pintado em casas, vende-se peluxes cegonhas, à canecas e copos com as mesmas, as sinalética em ferro têm cegonhas e os supermercados tem cegonhas na decoração e cegonhas e cegonhas por todo o lado!
Depois as verdadeiras também estão por todo o lado e é lindissimo. Ora vejam estes telhados.


Este é um pormenor de uma com a sua cria. Magnifique!!

5.22.2009

Dar Cor à Vida de Viagem!







Dar Cor à Vida de malas feitas, cheia de tintas e pinceis para se mostrar na região da Alsace, em França, no festival infanto Juvenil Louftibus.


5.21.2009

Noticias: A associação já nasceu!


Muitos sabiam que fazia parte dos meus sonhos fazer com que o projecto Dar Cor à Vida crescesse e se tornasse uma Associação.
Muitas vezes exitei, por este acto é quase como a maternidade, pode-se querer mas sentir-se que se está preparado para tal acto com todas as consequências que advêm, é outra!...

Bom..foi desta!
Dia 13 de Março nasceu a Dar Cor à Vida – Associação de Intervenção Artistica, e agora mais do que nunca cheia de vida para perseguir sonhos!
Obrigado a todos que têm vindo a embarcar neste sonho!

5.20.2009

Orelhas de borboleta

Adorei este livro e quis partilhar convosco.
Acho que todos quando somos pequenos, somos confrontados pelos outros por pequenas particularidades ... Um nariz com uma forma mais estranha ou com uma dimensão maior que o normal, a cor de pele , as orelhas a boca ou o cabelo muito volumoso ou não..enfim uma serie de coisas que todos nós sabemos!
Que na adolescência é um verdadeiro problema e depois deixa de o ser.

No meu caso acho que me encaixou que nem uma luva e adorei a forma bonita como puseram a questão. A ilustração está também encantadora.


«Mãe, tu achas que sou orelhuda?»
«Não filha. Tens orelhas de borboleta.»
«E como são as orelhas de borboleta?»
«São orelhas que revoluteiam sobre a cabeça e pintam as coisas feias de mil cores.»

É da editora Kalandraka com texto de Luisa Aguilar e ilustrado por André Neves. :)

5.19.2009

A avozinha



Já vos tinha mostrado a parede das molduras já à algum tempo, mas sem se perceber o seu enquadramento no espaço.
Um espaço para a familia ver os desenhos dos seus artistas.
No mundo do faz de conta, é como se a avozinha saisse do escritório da Paula, para ver os desenhos do netinho e na mala tráz o recibo do infantário.
Esta mala tem uma função muito particular, é o lugar onde todos os meses serão colocados os recibos e os pais basta-lhes no fim do mês procurar o seu!
Como no mundo do faz de conta imaginem os recibos dentro da mala que neste momento eles já tinham sido levados!

5.18.2009

5.16.2009

Casinha da entrada





Esta é a ilustração que fica na entrada no Atelier Infantil, em que a parte preta é pintada com tinta de ardósia ,para poderem escrever os recados aos pais.
Fica aqui o registo com um recado nosso num fim de semana que trabalhámos no silêncio da noite e passado poucas horas voltariam mais pessoas para terminarem pequenos pormenores antes da creche abrir.

5.13.2009

Pequenos apontamentos



Este foi apenas pequenos apontamentos, de modo a personalizar um pouco esta régua de crescimento no espaço.É giro poder decidir onde vai ficar cada animal como se estivessemos a criar uma pequena estória com cada personagem.

5.12.2009

A Arvore das Chuchas



Esta ilustração serve de sinaletica à casa de banho dos grandes e dos pequeninos.
Mas têm uma particularidade... uma arvore que guarda as chuchas dos meninos, que ainda as usam, quando não é hora de dormir!

5.10.2009

O cantinho das flores


Este é mais um espaço do Atelier Infantil, na sala grande onde podem beber agua.

5.08.2009

oh! um desenho do Pedro

Um desenho do Pedro Pereira, que muitos conhecem e perguntam sempre quando volto aos locais por onde já passámos.
Este desenho que acho lindo e pelo o qual me identifico bastante passou a ser meu e terá sempre um lugar de destaque não só numa qualquer parede que faça parte da minha vida como no meu coração. Muito obrigado Pedro!

5.04.2009

As Cozinheiras da Margarida




Já foi no Natal que este livro saiu, e que aliás eu pedi ao Pai Natal, e claro está ele não resistiu às ilustrações da Margarida e ofereceu!!
Aqui fica a imagem da capa para deixar com curiosidade quem ainda não conhece e deixar o conselho para irem ver a vivo e a cores as personagens e o seu magnifico mundo de panelas na galeria Sala de papel na Livraria O Bichinho de Conto.


5.03.2009

De volta à Pasta de Papel


Quem se lembra das varinhas mágicas em pasta de papel ? pois agora vai crescer muito mais coisas pontuais e únicas para aplicar nas minhas ultimas pinturas. Fiquem atentos que em breve ficaram prontinhas.

5.02.2009

Um fim de semana com bicho


Já não é novidade nenhuma falar d o Bichinho de Conto, uma livraria infantil para gente pequena e grande aqui neste blog, nem que seja de meio em meio ano quando os visito!

O ultimo post foi em Novembro de 2008 onde vos mostrava uma parte da Livraria, aproveito agora para vos mostrar mais uma parte da livraria agora com sólinho a mostrar como é agradável nos perdermos para a zona Oeste num fim de semana e fazer paragem nesta antiga escola agora convertida num casa que acolhe histórias e lhes dá colinho até serem adoptadas por um de nós.

Poder disfrutar dos livros devagarinho num espaço cheio de luz e verde à volta é mesmo um grande prazer.





...e poder ouvir a Mafalda a contar estórias à sombra de num pinheiro que ele próprio tem 50 anos de segredos, risos e brincadeiras para contar.

Mas se é sempre bom passar um fim de semana de "taxa arreganhada" com a minha amiga Elsa e Mafalda, dividindo o tempo entre as histórias desta livraria especial e a maravilhosa Vila de Óbidos e a cidade das Caldas (só para relembrar os tempos em que lá estudei e fazer aquele jogo do 'descubra 5 diferenças')desta a vez ía muito mais eufórica para oferecer uma super prenda à Matilde!


A Matilde era a menina que em Setembro de 2007 estava nas Palavras Andarilhas em Beja em fraldas a pintar muito entusiasmada em caixas com os meus pinceis ao pé de mim.
Desta vez a "Pala" montou debaixo da arvore, uma coisa muito gira que a Matilde não tinha em casa, como ela disse e só mais tarde é que lhe disse que agora era dela!! aqui fica o registo de quando ela soube e logo depois a gritar para a avó, a conta-lhe a novidade :)


Depois aindativemos tempo para fazer montros, com plasticina para a sua colecção e tivemos que dizer adeus aos bichinhos. Espero que seja até breve!